Quando procurar?
Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança.

Ansiedade ou depressão
Os sintomas da ansiedade incluem: sensação de aperto no peito, coração acelerado, sudorese, tremores, inquietação, dificuldade em se concentrar, dificuldade em dormir, irritabilidade e tensão muscular. Já os sintomas da depressão incluem: tristeza persistente, falta de energia, perda de interesse nas atividades, alterações no sono e no apetite, sentimentos de inutilidade ou culpa e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
A terapia é um tratamento comum para ansiedade e depressão. Um dos benefícios da terapia é que ela ajuda as pessoas a aprenderem a lidar com seus pensamentos e emoções negativas, e desenvolver habilidades para lidar com situações estressantes
Morte ou Luto
A terapia ajuda a pessoa a lidar com as emoções e sentimentos associados ao luto, como tristeza, raiva, culpa, desespero e solidão.
O objetivo geral é fornecer um espaço seguro e de apoio onde a pessoa expressa seus sentimentos e emoções, aprende a lidar com a perda e encontrar uma maneira de seguir em frente com a vida, sem esquecer a pessoa que partiu.


Conflitos em relacionamentos
Quando duas pessoas estão em um relacionamento, é normal que provoquem desentendimentos e discordâncias. No entanto, quando esses conflitos são frequentes e intensos, podem levar a sentimentos de tristeza, raiva, solidão e desespero.
A psicologia pode ajuda as pessoas a lidarem com os conflitos em relacionamentos e a dor emocional associada a eles. Os psicólogos fornecem estratégias para a comunicação efetiva e resolução de conflitos. Ajuda a entender seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos em relacionamentos e identifica padrões que induzem a conflitos recorrentes.
Incertezas quanto ao futuro
Quando não temos certeza sobre o que o futuro nos reserva, tendemos a imaginar o pior cenário possível, o que intensifica nossos sentimentos negativos. A falta de clareza sobre o que pode acontecer pode gerar ansiedade, medo, estresse e preocupação constante, levando ao adoecimento emocional. Essas emoções são agravadas em momentos de crise, como uma pandemia ou uma recessão econômica.
Por isso, é importante cuidar da saúde mental e emocional, buscando maneiras de lidar com as preocupações do futuro.


Saúde psíquica da mulher
A Clínica da Mulher é uma área da psicologia que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas psicológicos específicos que passaram pelas mulheres. Essa abordagem leva em consideração a diferença de gênero e o papel da mulher na sociedade, além dos aspectos biológicos e psicológicos que afetam a saúde mental feminina.
Aborda temas como violência de gênero, problemas relacionados à maternidade, desafios profissionais enfrentados pelas mulheres, questões relacionadas à sexualidade, entre outros assuntos que são específicos das experiências vivenciadas pelas mulheres.
Ajuda as mulheres a enfrentarem e superarem as dificuldades para que possam alcançar uma vida plena e saudável.